ME DESTES A CULPA DA RAÇA PARA CARREGAR TEUS DEMÔNIOS
“ME DESTES A CULPA DA RAÇA PARA CARREGAR TEUS DEMÔNIOS” é uma série de 9 desenhos em nanquim e café, emoldurados em pinus, dispostos em cruz. Com corpos negros subjugados por demônios, a obra denuncia a violência escravocrata e o uso da religião cristã como ferramenta de repressão cultural e dominação dos corpos africanos.
Uma série de nove desenhos em nanquim e tintura de café, emoldurados em madeira pinus, compõem esta impactante obra. Os desenhos retratam corpos de mulheres e homens negros aprisionados por figuras demoníacas, simbolizando a brutal violência sofrida pelos africanos escravizados e torturados. Suas culturas, deuses e tradições foram sistematicamente reprimidos pela violência dos escravizadores brancos e pela religião cristã, que serviu como instrumento de dominação.
Dispostos em forma de cruz, os trabalhos enfatizam o papel da religião cristã, a religião dos escravizadores, como uma ferramenta de violência simbólica, introjeção do pecado e domesticação dos corpos negros. A composição denuncia como esses sistemas de opressão eram usados para justificar e perpetuar a exploração e desumanização dos povos africanos, evidenciando o peso histórico de uma herança marcada por dor e resistência.
